E aê, Professor?

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Justin Bieber, Luan Santana, Fresno, STRIKE, NXzero, HORI, CINE e RESTART na Sala de Aula

Luan Santana
Aulas chatas, enfadonhas, cheias de regras e cálculos, de textos e figura geométrica que só fazem parte de nossa vida quando dividimos uma pizza em fatias ou quando vamos para dentro da área cabecear uma bola. Fala-se tanto em não desenvolver uma aula nos moldes tradicionais, mas tradicionais são os professores que preconceituosamente não estão abertos à inovação que o tempo traz.

Você já viu o professor de língua portuguesa trazer uma música do NXZero para a aula? Algum professor de arte já te perguntou qual a relação entre Justin BieberWilliam Shakespeare? E durante as aulas de inglês, the teacher falou sobre Restart? Nos jogos matemáticos você aprendeu o que é um xeque-mate. Mas sabes como se faz um STRIKE? Sem falar nas aulas de filosofia, sociologia e religão.... Nestas, para não dizer nunca, RARAMENTE o "profe" trouxe a música do Luan Santana para falar o que é amor, pecado e comportamento social.

A maioria das pessoas procuram entender os jovens e adolescentes não para entendê-los, mas para criticá-los e tentar modificá-los julgando presunçosamente que seus valores e gostos são superficiais. Cada geração se expressa do seu modo, com seu estilo, com seu padrão.


Justin Bieber
Quando olhamos para a história do Rock, vemos que muitos jovens aderiram à esta inovação musical por representar bem sua rebeldia, sua voz silenciosa que queria gritar para todo o mundo ouvir. Assim, muitas bandas e cantores foram sendo porta-vozes de todos aqueles que queriam mais liberdade, mais prazer, mais emoção, mais espaço, mais engajamento, mais ação: Mais VIDA.

Para citar algumas das vozes e dos talentos internacionais que o rock nos deu temos Elvis Presley, Pink Floyd, The Beatles, Rolling Stones, The Doors, Led Zeppelin, Black Sabbath, Deep Purple, The Police, U2, Red Hot Chili Peppers, Nirvana (Kurt Cobain), R.E.M., Soundgarden, Pearl Jam, MADONA...

No cenário nacional, quem não canta as músicas da Jovem Guarda,  Legião Urbana, Raul Seixas, Titãs, Barão Vermelho, Engenheiros do Havaí, Os Paralamas do Sucesso, Pitty, Jota Quest, Skank, Raimundo, Ultraje a Rigor, Charlie Brown Jr, Patu Fu, Rita Lee, Capital Inicial, Cassia Eller...?



A arte é marcada por quebrar paradigmas, mostrar-se viva pelo novo de novo - tal como os jovens e todos aqueles cujo espírito quer expressar seu modo de ser, viver e olhar o mundo. Diante disso, como ainda há professores que se questionam "por que há alunos desinteressados? Por que Fulano e Sicrano não participam de minha aula? Por que há tanta desistência?" Só podia, né, professor... O senhor não dá aula para o seu mundo, para a sua geração. Acorde! O fato de seu gosto musical não suportar as cores vibrantes do RESTART, isso não quer dizer que o seu Tremendão é melhor que Luan Santana: as musicas destes não tocam os seus ouvidos, porque os sentimentos e a vida que eles transmitem são para aqueles que nasceram a partir de 1990.


Os tons das música de Michael Jackson estão numa frequência diferente da melodia embalada por Justin Bieber. As pessoas se parecem com seu tempo e os artistas e bandas revelam também os sentimentos destas pessoas deixando mais explícitas as características da época.


Banda Restart
Por isso, enquanto professores devemos nos policiar para que não monopolizemos as aulas tentando inculcar nos alunos valores que não fazem parte do seu mundo, porque estes mesmos valores foram resignificados e estão se transformando. Processos sociais ocorrem porque os seus agentes mudam. A sala de aula é uma sociedade. E a questão é: estamos sendo um professor  democrático, aristocrata ou ditador? Para começar a inovar em suas aulas, experimente um daqueles "toques" relacionados às bandas e artistas teens e depois me conte.... Boa Aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário